- Sim ou não somos livres? A liberdade só admite 0 ou 1?
É dificil definir a liberdade. A liberdade não é absoluta, pois estamos limitados às circunstâncias que nos rodeiam e aos condicionantes a que estamos sujeitos. Podemos dizer que o ser humano é livre, porque tem consciência dos determinismos que o condicionam. Ser livre é ser determinado conscientemente, sem constrangimento e fase às suas vontades e suas razões.
Constrangimento
- A liberdade é ausência de constragimento?
A liberdade é ausência de constrangimento no sentido absoluto. Um sentido em que a acção livre seria aquela que se opta independentemente de qualquer contrangimento e de qualquer determinação. Seria uma liberdade que nada tinha a ver com a causa das coisas. Nesta leitura de liberdade, as acções não têm a ver com os desejos nem com a personalidade de quem as pratica. A escolha seria perfeitamente voluntária, negando-se ao determinismo. Neste caso, o determinismo e a liberdade tornam-se incompatíveis, pois o ser humano ou é livre ou é determinado.
Espontaneidade
- Agir espontaneamente é agir livremente?
Agir espontaneamente é agir através das nossas vontades. É uma necessidade que se concilia com a liberdade. É agirmos livremente através dos nossos desejos, carácter e personalidade, ao mesmo tempo que somos responsáveis pela acção praticada. Neste ponto de visto, a liberdade é compatível com o determinismo, sendo essencial à liberdade e à responsabilidade de ser humano.
Indiferença
- A indiferença é liberdade? Ser indiferente é sinónimo de ser livre?
Ser indiferente é simplesmente ignorarmos o que nos rodeia. Não reconhecer e aceitar os determinismos que condicionam um ser humano a ser livre é ser indiferente e viver em igorância e inconsciência, algo que a vida se encarregará de corrigir. Por outro lado, ser indiferente pode ser sinónimo de ser livre, se o ser humano se limitar a viver apenas em função das ideias dos outros e não tiver opinião própria, achando que assim é um ser livre à sua maneira.
Indeterminação
- A liberdade é sinónimo de indeterminação?
A liberdade é o oposto de indeterminação. Ser-se indeterminado é ser-se absolutamente indiferente. E na indiferência não existe liberdade. Liberdade e determinação devem ser consideradas conciliáveis. E ser livre é poder agir ou não agir segundo as determinações da vontade.

Sem comentários:
Enviar um comentário